BIOGRAFIA
CURRÍCULO
Michael Spencer Jones é um dos fotógrafos de rock mais influentes do Reino Unido responsável pela criação de algumas das mais emblemáticas capas da recente história do rock britânico.

Michael interessou-se pela fotografia desde cedo mas desenvolveu uma forte paixão pela arte ao estudar os grande fotógrafos americanos do século XX como Alfred Steiglitz, Edward Steichen e Paul Outerbridge. Ficou também fascinado com o surrealismo e o trabalho de Angus Mcbean e as capas de álbuns da "pop art" do Hipgnosis, e essas influências são evidentes nas imagens que criou para os Oasis e The Verve durante a era Britpop.
Michael foi aceite na Bournemouth & Poole college of Art para estudar fotografia e filme, e durante esse tempo viajou frequentemente para Londres para auxiliar o fotógrafo de publicidade, Stak, no seu estúdio Mayfair. Foi aqui que aprendeu muito do seu ofício. Também se familiarizou com um amigo de Stak, o fotógrafo de moda Terence Donovan, que o encorajou a prosseguir uma carreira na fotografia.

Depois de se formar com distinção em Bournemouth, Michael mudou-se para Manchester, onde logo se envolveu na cena musical "Madchester", reunindo-se com Tony Wilson da Factory Records e fotografando as Happy Mondays e Stone Roses, entre outras. O encontro com os Oasis deu-se em 1993 depois de Noel Gallagher ver as suas fotografias aparecerem nas capas da banda de rock inglesa The Verve.

Além de trabalhar na indústria musical, Michael captou muitos rostos famosos, no seu estilo de retrato simples e emotivo, usando frequentemente luz natural, ou criando uma intimidade entre o sujeito e o espectador.
Mais recentemente, Michael produziu um grande trabalho de edição limitada 'Out of the Blue' - The Oasis Photographs, um portfólio e livro, que fornece uma visão valiosa não só do seu trabalho como fotógrafo, mas do funcionamento de uma das maiores bandas de rock do mundo.

Michael trabalhou em estreita colaboração com muitos clientes, incluindo The Times, The Guardian, Havey Nichols, EMI, Virgin Records, Parlophone, bem como inúmeras empresas de gestão e agências de design.
Reside no Reino Unido. Trabalha em formatos analógicos e digitais.


Clique aqui para ver a exposição deste artista na Galeria AP’ARTE.
2010 AP'ARTE galeria de arte contemporânea  |  Todos os direitos reservados
PT
EN