BIOGRAFIA
CURRÍCULO
Nasceu no Porto em 1959.
De ascendência italiana, de Génova, de família ligada às diversas áreas das Artes.
Sofre uma grande influencia a nível da pintura desde tenra idade, onde enquanto sua bisavó Judith Ghlama Franchini pintava ele sentado a seu lado com papel e pincel e muita cor sarrabiscava os seus primeiros desenhos.
Anos mais tarde, quando chegava da escola, deliciava-se a ver sua Mãe a pintar.
Nos seus cadernos escolares deixa a sua marca, apressadamente acabava as cópias , para brindar as mesmas com desenhos, os ditados eram finalizados com arte e até as contas aritméticas tinham que levar com um gato, um cão ou uns pássaros......
Contudo seu sonho cedo desapareceu, pois o Pai proibiu-o de frequentar os meios artísticos, inclusive ir para Belas Artes.
Mesmo assim, nunca deixou de pintar embora sempre às escondidas, e até explorou a vertente cerâmica.
Entra no mundo da banca, onde esteve 25 anos, numa espécie de cativeiro, pois nunca se compatibilizou com o mundo financeiro.
Do curso de gestão e do pós graduação em gestão empresarial e marketing, não guarda grandes recordações, contudo logo após a morte de seu Pai e um curso intensivo de desenho figurativo e outro de cerâmica a mente finalmente abre-se para aquilo que sempre desejou.
Num ápice começa a expor em galerias.
Decide-se por abrir a sua Galeria e assim surge a Franchini's Galeria, um espaço de arte em Miguel Bombarda que rapidamente entrou no roteiro das artes da cidade.
Mais tarde conjuntamente com três amigos forma a prestigiada Galeria portuense de Miguel Bombarda a AP'Arte Galeria, onde figuras consagradas da arte portuguesa e estrangeira expõem e jovens talentos são lançados.

Foi sócio fundador da Oficina 2000&5- espaço dedicado à criação de projetos cerâmicos e escultóricos de autor, dos membros fundadores do grupo.

Vive no Porto e tem atelier no Porto ( Antas).
Torna-se Membro da ANAP -Associação Nacional Artistas Plásticos de Portugal
Foi convidado para Diretor Cultural para Portugal da APAP -SP Associação Profissional Artistas Plásticos de São Paulo Brasil
Foi sócio de Ouro da Árvore Cooperativa de Atividades Artísticas crl
É Embaixador da NON - Violence para as Artes.
Foi-lhe dada a chancela do Ano do Brasil em Portugal e Portugal no Brasil nas Artes no anos de 2012/13 pelo Ministério Negócios Estrangeiros por despacho do exm. Sr. Dr. Basílio Horta.

Clique aqui para ver a exposição deste artista na Galeria AP’ARTE.
2010 AP'ARTE galeria de arte contemporânea  |  Todos os direitos reservados
PT
EN