BIOGRAFIA
CURRÍCULO
A 10 de Fevereiro de 1959 nasce , no Porto - aquele que viria a ser conhecido por Artista plástica, Curador e Galerista de Miguel Bombarda.


Franchini, desde jovem penetrou na vida artística, primeiramente por influência de sua bisavó, que era uma excelente pintora posteriormente por sua mãe e pelo grupo de artistas de arte decorativa que ela reunia em sua casa e muito contra a vontade de seu pai que mais tarde o obrigaria a optar entre a economia e a medicina.

Frequentou desde muito jovem os atelier de grandes artistas, onde conheceu o mestre José Rodrigues, Eunice Muñoz, Jaime Isidoro. Pintou seus primeiros quadros no atelier de Mito Melo Pestana grande artista que infelizmente nunca saiu do anonimato e frequentou aulas de desenho, pintura e cerâmica às escondidas de sua família.

É nesta fase empolgante da sua juventude que seu pai o castra definitivamente e o obriga a ir para área de ciências.

Sem recurso de decisão da "morte artística" , tira o curso de gestão e faz um DBA em Marketing Empresarial . Entra no mundo da finança, onde chega a direcção de um banco e administrador de empresas. Nada disto o realiza e após a morte prematura de seu pai e um grave acidente de viação reforma-se e envereda pelo mundo das artes.

Funda a Oficina 2000&5 com outros artistas, o escultor Sousa Pereira e os ceramistas Carqueijeiro e Emilia Viana . Aí retorna o contato com Jaime Isidoro, e começa de novo o encontro com o mundo das artes. Esse espaço escultotórico onde grandes nomes da arte passaram por lá , caso de Francisco Laranjo, Zulmiro Carvalho, Jaime Isidoro, Henrique Silva, entre outros fizeram com que abrisse a sua primeira galeria na rua das Artes a Franchini's Galeria. Após um desentendimento com o rumo a dar a Oficina 2000&5 acabou por investir no seu próprio espaço e abriu um atelier nas Antas.

Com mais três sócios abriu a Ap'Arte Galeria uma referencia no mundo das artes na Rua Miguel Bombarda, onde grandes nomes da arte contemporânea nacional e internacional expuseram. Dando particular destaque a notável exposição que foi a exposição do 5• aniversario com obras de Picasso, Dali, Andy Wharol , Miró, Fontan, Vieira da Silva, Arpad, Paula Rego, Tapies entre outros.


Individualmente a sua primeira exposição dá-se no 4 Aniversario da galeria Municipal de Santa Marta de Penaguiao a convite do Presidente da Câmara, precisamente a terra de seu pai que o tinha castrado para as artes!

A partir deste momento uma sucessão de acontecimentos vão marcar a sua vida artística e levam-no a expor a grandes museus quer no Brasil, quer aqui a Portugal, para além de ter entrado em Bienais, algumas das quais como convidado e ter feito grandes Curadorias que o levaram a receber a Chancela das Artes do Ano de Portugal no Brasil, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. Foi um dos artistas finalista do PortoCartoon 2015, com a obra “Fez-se Luz na Arte”.

Neste momento prepara o seu segundo livro infantil, tendo o primeiro vendido dez mil cópias!



Clique aqui para ver a exposição deste artista na Galeria AP’ARTE.
2010 AP'ARTE galeria de arte contemporânea  |  Todos os direitos reservados
PT
EN