João Noutel (Porto, 1971).
Vive e trabalha em Lisboa e Porto.
Lic. Direito (Univ. Lusíada); Pós-Graduação em Desenho e Técnicas de Impressão pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, é autor e responsável criativo de diversos projectos de arte pública e de vinhos premium (Niepoort, Vasco Croft, Bastardo, PHC Hotels, etc).
Integrou a lista de artistas do projecto ANAMNESE, plataforma digital internacional de arte contemporânea portuguesa, estando representado em diversas colecções privadas e institucionais em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Grécia, Reino Unido, Dubai, Índia e E.U.A.
Expôe regularmente desde 2002, sobretudo no Porto, Lisboa e Berlim.
O seu trabalho foi destacado em publicações como Visão, ArtReview (UK), Attitude, TimeOut Lisboa), ARTE Por Excelencias / Latino American; Egoísta; ARTE.ES Contemporary Art Magazine (Madrid), Revista Turbilhão/ Boutique dos Relógios.
Recebeu o Prémio de Pintura Abel Manta 2015.
Foi um dos artistas representados na exposição Variations Portugaises sobre o panorama da arte contemporânea portuguesa, no Centre d´Art Contemporaine Meymac, França (2018).
Autor de 4 edições limitadas para o Museu de Marinha de Lisboa (2020) e duas edições limitadas exclusivas para a loja do Museu de Serralves (2021/2022).
É autor do projeto THE MOON PROGRAM.
Autor da peça “Matiné na Montanha” com Anabela Baldaque para o MUDE – Museu do Design e da Moda (2021);
Artista convidado para integrar o espólio do Banco Carregosa com o projeto “The Trusting Point” (2022) incluindo a intervenção gráfica no respetivo Relatório e Contas de 2021.
Artista convidado pela Fundação Altice para conceber instalação-mural macro em azulejo para o Edifício-sede da Altice, Lisboa (2022/24).
Artista convidado do projeto Metaverso Meo (2022).
Artista convidado do Jornal Económico (2023).
Autor da obra “Affections”/ Série PHENOMENA, integrante do acervo do Senhor Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa (2023)
LINKS INSTITUCIONAIS